Crise: Oportunidade x Oportunismo

Crise, uma palavra forte né, que sempre vem acompanhada de um contexto de perda, mas você sabia que a epistemologia (origem) da palavra crise no Latim é CRISIS e no Grego é krínō e que significa “Momento de Decisão” ?!


Partindo deste princípio, e analisando toda a apreensão que os efeitos do COVID-19 vai deixar, além das mortes de milhares de pessoas, o que é o mais terrível e inaceitável, por isso #FIQUEEMCASA e cuide da sua vida, da sua família, dos que você ama e do próximo.

Chegamos a seguinte conclusão, as empresas, os negócios estão preparados para irem além do que eles já faz a anos? Será que seu negócio é a prova de crises? Será que ele fechar as portas por 15 dias ou 2 meses, significa falir? Qual a oportunidade que a crise te apresenta?

Vamos falar do nosso negócio, antes eu quero que vocês tenham claro, a diferença entre oportunidade e oportunismo.

Oportunismo, é quando alguém se aproveita de alguém, de algo, de alguma fragilidade do outro.


Oportunidade, quando se faz a análise de um cenário e pensa-se como tornar algo, um negócio, mais sustentável, para colaboradores, parceiros e clientes.

Deixando isso claro e voltando ao nosso negócio, o quão importante é não depender de um horário de funcionamento para apoiar nosso cliente em suas necessidades? O quanto é valoroso, para nosso cliente, não se sentir sozinho quando todo um sistema colapsa? Aos nossos parceiros e colaboradores, o diferencial para eles se sentirem seguros com seus empregos, com suas responsabilidades onde quer que eles estejam, conectados entre si?

Ou seja, o quão importante é ser DIGITAL?


Mesmo que o serviço ou produto, apresente uma complexidade de atendimento. É importante colocar o cliente, as pessoas acima dessa complexidade e pensar em como descomplicar. Por exemplo:


24x7 Uma consulta médica de onde você estiver e sempre que precisar.

24x7 Agendar uma consulta, remarcar uma consulta, ser direcionado para um hospital, uma clínica!

24x7 Saber que você não vai gastar nada a mais, pelo contrário, você tem de volta o que pagou para justamente usar quando mais precisar.

O olho no olho é fundamental, ele cria conexões únicas mas quando isso não for possível, quando isso for um risco, precisamos estar conectados de todas as formas em todos os lugares e em todos os horários.

A crise é uma oportunidade de repensar nosso jeito de viver, de nos relacionar, nosso jeito de lidar com o mundo e principalmente devolver às pessoas, a confiança que elas nos dão!




31 visualizações

©  2020 por Veeva Saúde.

  • Linkedin Veeva Saúde
  • Facebook Veeva Saúde